Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Instituto já gerencia outras quatro UPAs no país: duas em Alagoas, uma em Águas Lindas de Goiás e uma no Tocantins
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania assumiu a gestão de mais uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento. É a UPA San Martin, que fica localizada em Salvador, na Bahia. A unidade é custeada pela Prefeitura da capital baiana e é um dos postos de referência para atendimento de urgência e emergência no município.
Agora, o ISAC está presente em sete estados do país, fazendo a gestão compartilhada de 11 unidades de assistência à saúde vinculadas ao SUS – Sistema Único de Saúde. São UPAs, unidade ambulatoriais e hospitais que estão distribuídos em quatro estados: Bahia, Alagoas, Tocantins e Goiás.
“Essa é a primeira unidade de urgência e emergência que assumimos em Salvador. No entanto, desde 2020 os soteropolitanos já reconhecem o nosso Jeito ISAC de cuidar por meio da gestão dos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas. Sempre pautamos nossa gestão por práticas gerenciais modernas que ofereçam a segurança e humanização necessárias para o atendimento qualificado na área da saúde”, destaca Evane Corbacho, presidente do ISAC.
Jeito ISAC
Além da UPA Sanmartin, o Instituto gerencia hoje outras quatro UPAs: duas em Alagoas, uma em Águas Lindas de Goiás e uma no Tocantins. Os equipamentos apresentam taxa de resolutividade de 95% e uma média superior a 95% de satisfação dos usuários dos serviços.
Em Maceió, a UPA Trapiche Barra e Benedito Bentes estão entre as seis unidades dos país que possuem selo da ONA – Organização Nacional de Acreditação. A certificação reconhece padrões internacionais de segurança do paciente e qualidade nos serviços ofertados pela unidade.
“Temos expertise na gestão de unidades de urgência e emergência. Implementamos fluxos e protocolos que asseguram uma assistência qualificada, humanizada e sempre pautada na segurança do paciente. Nossa expectativa é melhorar de forma contínua o acolhimento aos beneficiários do SUS de Salvador”, explicou Kamyla Bastos, gerente de Operações Nordeste do ISAC.
UPA San Martin
UPA San Martin possui 1,5 mil m² de área construída. A unidade tem capacidade para atender até 550 pacientes por dia e conta com 24 leitos distribuídos entre os de reanimação, observação, pediátrico e de isolamento.
Possui ainda salas de inaloterapia, administração de medicamentos, Raio X, Ecocardiograma, Ultrassonografia, Farmácia Satélite, Laboratório e Almoxarifado, além de uma base do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para otimizar o socorro à vida no bairro e imediações.
O equipamento faz parte do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria e oferece, ininterruptamente, em regime 24 horas, serviços de urgência e emergência nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Odontologia, Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Farmácia, Apoio Diagnóstico e Bioimagem.