Precisa fazer curativo? Saiba qual o local mais indicado para realização do procedimento

Getting your Trinity Audio player ready...

UBSs, UPAs e Hospitais realizam curativo de acordo com a complexidade do caso

Embora seja resistente, a pele humana é bastante delicada. Às vezes em um descuido pode sofrer um corte ou algum tipo de laceração. Quando superficial, o machucado pode ser cuidado em casa, com água e sabão e a aplicação de algum curativo. Mas quando se trata de um corte profundo, onde o paciente deve ir para receber o curativo? Na UBS, UPA ou Hospital?

Esta dúvida é muito comum entre a população e dependendo da complexidade do ferimento, a demora em chegar ao local indicado para a prestação de assistência médica pode colocar o paciente em risco. Por isso é importante conhecer a atribuição de cada unidade de saúde de acordo com suas complexidades.

Pequenos cortes, ferimentos e troca de curativos podem ser cuidados pela UBS – Unidade Básica de Saúde. Além disso, pacientes crônicos, que têm necessidade de curativos sequenciais e retirada de ponto, agendados previamente, também são perfis de pacientes atendidos pela atenção básica ou Multicentro de Saúde.

As UBS’s são a porta de entrada do cidadão no SUS e devem ser acionadas apenas em casos de pequena complexidade e sem urgência. As unidades básicas de saúde são espaços de orientação, promoção de saúde e atendimento com hora marcada. Atualmente, o município de Salvador conta com 161 Unidades Básicas de Saúde, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, exceto em feriados.

E se a ferida for profunda?

A regra é simples: Tudo que precisa ser cuidado com urgência vai para o Pronto Atendimento. As UPA’s – Unidades de Pronto Atendimento atendem casos emergenciais e de maior complexidade.

De acordo com uma primeira avaliação, o paciente será direcionado à sala de emergência ou a à de classificação de risco, onde serão aferidos sinais vitais e realizada a estratificação de risco pelo enfermeiro. Ele será classificado de acordo com o protocolo interno e será direcionado a sala de sutura.

O técnico de Enfermagem, desse setor, irá fazer a higienização do ferimento, o médico será acionado e irá fazer a avaliação da necessidade de pontos. Em casos onde há sangramento ativo, a equipe pode optar por realizar torniquetes e curativos compressivos, a fim de estancar o sangramento. No geral, ferimentos leves a moderados são realizados os pontos e feito a cobertura com gaze e esparadrapo.

A UPA San Martin funciona 24 horas por dia 7 dias por semana.

Será que é caso de hospital?

Internação em hospital ocorre via encaminhamento da UPA. Em situações mais complexas, que necessitem de internação ou até cirurgia (como em caso de acidentes graves), o paciente é encaminhado diretamente da UPA para o hospital. Porém, existem alguns hospitais que possuem o trabalho de pronto atendimento e o paciente pode ir diretamente para ele. Conhecido popularmente como “porta aberta”, o Pronto Atendimento de Hospital funciona como uma UPA e atende casos de urgência e emergência que por ventura necessitem de internação hospitalar.

Agora que você entendeu a complexidade dos cuidados oferecidos pela UBS, UPA e Hospital, o dia em que porventura você, ou alguém próximo precisar receber um curativo, saberá como agir a para onde se encaminhar.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.