Inaugurada em 10 de junho de 2014 e sob gestão compartilhada do ISAC desde outubro de 2022, a UPA San Martin conta com cerca de 200 profissionais e atende, em média, 8 mil pacientes por mês. (Foto: UPA San Martin)

UPA San Martin celebra 10 anos de atividades em Salvador

Getting your Trinity Audio player ready...

Sob gestão compartilhada do ISAC desde outubro de 2022, a UPA 24h San Martin conta com cerca de 200 profissionais e atende, em média, 8 mil pacientes por mês

Uma década de acolhimento e salvando vidas. A UPA – Unidade de Pronto Atendimento San Martin, sob gestão compartilhada da Secretaria Municipal de Saúde e do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, celebra um marco importante de sua história: 10 anos de atividades ininterruptas.

Enquanto espaço de acolhimento humanizado para as demandas de urgência e emergência em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia, o aparelho conta com cerca de 200 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, além de profissionais técnicos e auxiliares.

Equipe da UPA San Martin comemora a primeira década de atividades.(Foto: UPA San Martin)
Equipe da UPA San Martin comemora a primeira década de atividades.(Foto: UPA San Martin)

“Desde que a instituição assumiu a gestão da unidade, em outubro de 2022, temos buscado constantemente a excelência na prestação de serviços de saúde”, afirma Vanessa Ribeiro, diretora-geral da UPA San Martin. “Podemos observar isso, por exemplo, no número de atendimentos mensais, onde a média dobrou de 4 mil para 8 mil pacientes, aproximadamente. É a resposta da população, que percebeu a mudança e as melhorias, e, por se sentirem acolhidos, têm procurado cada vez mais a unidade”, destaca.

O pronto atendimento possui ainda salas de inaloterapia, administração de medicamentos, raio-x, ecocardiograma, ultrassonografia, farmácia satélite, laboratório e almoxarifado, além de uma base do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para otimizar o socorro à vida no bairro e imediações.

Mudanças e melhorias

A revisão de processos aliada à mudança de cultura organizacional estão entre os pontos-chave para a melhoria da unidade na percepção dos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, segundo afirma Kamyla Bastos, gerente de Operações Nordeste do ISAC. 

amyla Bastos (esq.) e Vanessa Ribeiro. (Foto: UPA San Martin)
amyla Bastos (esq.) e Vanessa Ribeiro. (Foto: UPA San Martin)

“Revimos muitos processos e reorganizamos vários fluxos, além de estarmos trabalhando a humanização para uma assistência de qualidade aos pacientes desde a implementação do Jeito ISAC de ser, cuidar e trabalhar. Tudo isso para que possamos oferecer toda essa excelência no serviço de saúde e salvar vidas”, explica a gerente.

A UPA San Martin está localizada na Rua do Forno, S/N, bairro da Santa Mônica, e funciona 24 horas por dia, todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados. Todos os atendimentos são públicos e gratuitos.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.