UPA San Martin realizou mais de 70 mil atendimentos médicos em 2023

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Nova gestão da unidade investiu em infraestrutura e aquisição de equipamentos, capacitação profissional, reorganização de fluxos e serviços, e conquistou a certificação Ouro do Protocolo IAM

“A equipe de plantão é, sem exceção, muito atenciosa e prestativa”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados para a UPA SM – Unidade de Pronto Atendimento San Martin, em Salvador (BA), pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.

Em 2023, a UPA San Martin, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, realizou 70.122 atendimentos médicos, seguidos de 301.310 atendimentos especializados (assistente social, nutricionista, odontólogo, entre outros) e 327.445 atendimentos de enfermagem. Também foram realizadas 1.517 pequenas cirurgias e cirurgias de pele.

Os acolhimentos com classificação de risco totalizaram 69.190 e os tratamentos odontológicos, 1.345. Além disso, foram realizados 161.070 exames laboratoriais e 10.281 exames radiológicos, além de 4.872 diagnósticos de ECG (eletrocardiograma) e 1.687 diagnósticos por USG (ultrassonografia). 

No total, foram realizados 948.839 procedimentos, entre clínicos, cirúrgicos e com finalidade diagnóstica.

O ISAC está à frente da UPA San Martin desde outubro de 2022, quando somou mais de 203 mil procedimentos no último trimestre daquele ano. E no primeiro ano de gestão ISAC, celebrado em 4 de outubro de 2023, a unidade já havia realizado 79.544 atendimentos médicos, 261.307 atendimentos especializados e 397.835 atendimentos de enfermagem.

“Em 2023, tivemos muitos avanços e atingimos as metas desejadas, principalmente com relação à equipe. Formamos um time dedicado em prol do serviço e da qualidade no atendimento à população, com destaque para o SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar, implementado em outubro, quando completamos um ano de gestão”, resume Kamyla Bastos, gerente de Operações Nordeste do ISAC.

Renovação e padrão Ouro de qualidade

O ano de 2023 também foi marcado por reformas e ampliações em infraestrutura, aquisição de novos equipamentos, capacitação profissional e reorganização de fluxos e serviços, assim como o restabelecimento e reestruturação das comissões de saúde.

Essas mudanças resgataram a credibilidade da UPA San Martin e a confiança da população, que voltou a procurar a unidade, aumentando a média de atendimentos por mês de 4 mil para 7 mil, no primeiro ano da nova gestão.

Além dos treinamentos e capacitações, a unidade também promoveu campanhas mensais seguindo o calendário do Ministério da Saúde, como o Outubro Rosa e Novembro Azul, e realizou, pela primeira vez, quatro doações de córnea para o Banco de Olhos da Bahia, ajudando a reduzir a fila de espera.

E dentre as principais conquistas de 2023, a certificação Ouro pela execução do Protocolo IAM, durante o 2° Fórum da Linha de Cuidado do IAM. O reconhecimento é a confirmação da qualidade no atendimento prestado à população soteropolitana nos casos de IAM (infarto agudo do miocárdio).

“Acredito que 2024 será um ano de colheita dos bons frutos plantados em 2023, e também de continuar semeando a plena assistência e melhoria dos processos de qualidade”, enfatiza Kamyla Bastos. 

Sobre a UPA San Martin

A UPA San Martin é custeada pela Prefeitura de Salvador (BA) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 25 leitos e tem capacidade para atender até 550 pacientes por dia, em regime de 24 horas, com serviços de urgência e emergência em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia. Possui salas administração de medicamentos, raio X, ecocardiograma, ultrassonografia, farmácia satélite, laboratório e almoxarifado, além de uma base do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para otimizar o socorro à vida no bairro e imediações.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

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