UPAs gerenciadas pelo ISAC oferecem atendimento odontológico diferenciado

Getting your Trinity Audio player ready...

Atendimento de urgência e emergência funciona até aos finais de semana

Muitas pessoas desconhecem, mas diversos problemas de saúde começam pela boca. Alguns até podem afetar o coração e levar o paciente à morte, como é o caso da endocardite bacteriana. Por isso é importante desde a infância cuidar da higiene bucal e consultar o dentista regularmente.

Nesse Dia do Dentista, lembrado em 25 de outubro, vale lembrar que o SUS – Sistema Único de Saúde disponibiliza à população serviço odontológico gratuito. E, apesar da Política Nacional de Saúde Bucal ser considerada a maior política pública mundial na área, a maioria dos brasileiros ainda passa longe dos consultórios odontológicos.

Quem decide cuidar da saúde bucal no Brasil tem garantido o suporte no sistema público. Fazem parte dessa rede as UPAs – Unidades de Pronto Atendimento classificadas como porte 3. O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania é responsável pela gestão de três UPAs que oferecem atendimento odontológico pelo SUS: as unidades Trapiche da Barra e Benedito Bentes, em Maceió (AL), e a UPA San Martin, em Salvador (BA).

“Nossas UPAs têm toda estrutura para o acolhimento das demandas odontológicas de urgência e emergência. Utilizamos um modelo de governança assistencial que garante uma assistência humanizada, qualificada e segura, firmados no Jeito ISAC de cuidar”, explicou Kamyla Bastos, gerente de Operações ISAC no Nordeste.

Quando procurar uma unidade?

As UPAS atendem casos de infecção dentária, dor de dente, hemorragias gengivais após extração dentária, queda de próteses provisórias, conhecidas como coroas, e casos de pequenos traumas dentários provocados por quedas, acidentes ou outras causas.

“Estamos preparados para o acolhimento das demandas de saúde bucal de urgência e emergência por meio de equipes qualificadas para o atendimento dessas concorrências”, explicou Alexandro Girardi, diretor-geral da UPA San Martin.

Situações de rotina, não emergenciais, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação de flúor, devem ser atendidas pela atenção básica dos municípios.

“Nós atendemos exclusivamente o paciente que sofre com uma dor aguda intensa, que começou recentemente e que, de certa forma, está incapacitando o paciente. Também atendemos alguns casos de trauma e pequenas fraturas ocasionadas por quedas, por exemplo”, explica o diretor-geral da UPA Benedito Bentes, Douglas Teixeira.

O serviço de urgência odontológica das UPAs colabora também com a resolução de graves infecções bucofaciais de origem dental. “Nestes casos, os pacientes recebem o primeiro atendimento odontológico e é orientado o acompanhamento de um cirurgião-dentista para conduzir um tratamento mais longo e, por vezes, com a realização de cirurgias sob anestesia geral”, ressalta a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra.

Horários de funcionamento

– UPA San Martin (BA): atendimento de segunda a domingo, das 7h às 19h.

– UPA Benedito Bentes (AL): atendimento de segunda a sábado, das 7h às 19h.

– UPA Trapiche da Barra (AL): atendimento de segunda a sábado, das 7h às 19h

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.