Getting your Trinity Audio player ready...
|
Unidade é custeada pela Prefeitura de Salvador e é gerenciada pelo ISAC
Os beneficiários do SUS – Sistema Único de Saúde de Salvador, na Bahia, contam com assistência gratuita, de forma ininterrupta, em regime 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, por meio da UPA – Unidade de Pronto Atendimento San Martin.
A unidade é custeada pela Prefeitura de Salvador e é gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Classificada como de porte III, a unidade tem capacidade para atender 550 pessoas por dia. A UPA San Martin possui ainda salas de inaloterapia, administração de medicamentos, Raio X, Ecocardiograma, Ultrassonografia, Farmácia Satélite, Laboratório e Almoxarifado, além de uma base do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para otimizar o socorro à vida no bairro e imediações.
Classificação de risco
Os atendimentos na UPA San Martin acontecem a partir do sistema de Classificação de Risco. O sistema assegura que os pacientes com estado de saúde considerado mais grave sejam atendidos de forma prioritária. Ele determina ainda o tempo de espera para o acolhimento.
A Classificação de Risco funciona da seguinte forma: ao chegar à unidade, o usuário passa por uma triagem com a equipe de Enfermagem. Neste momento, o profissional avalia o quadro clínico geral por meio da aferição dos sinais vitais. Também são analisados os sintomas, risco de morte, escala de dor, nível de consciência, temperatura e glicemia.
Logo depois da avaliação, o paciente recebe uma pulseira colorida que indica a posição dele na escala de quatro níveis estabelecida pelo sistema.